20°C 28°C
Vespasiano, MG
Publicidade

Defesa Civil de Minas Gerais debate combate à desertificação em seminário

Encontro em São Paulo aborda estratégias para mitigar os impactos da seca em regiões do país

04/06/2024 às 11h17
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Cedec MG / Divulgação
Cedec MG / Divulgação

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec - MG) participa do Seminário Regional de Elaboração do segundo Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB Brasil) na Região Sudeste. 

Realizada nestas segunda e terça-feira (3 e 4/6), no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, São Paulo, a iniciativa tem como objetivo propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.

Parcerias

O major Luís Antônio e Silva, superintendente de Gestão de Desastres da Cedec, ressalta a importância do diálogo e experiência de outros estados impactados por esse cenário. 

“Hoje, existe muita produção científica, mas há uma necessidade de esse conhecimento ser casado com a vivência das populações afetadas pela seca e pela desertificação”, afirma.

A construção do segundo PAB é iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), em colaboração e parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Ministério da Educação.

A agenda prevê a realização de dez seminários estaduais e quatro regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte), com a finalidade de obter um panorama dos contextos regionais e territoriais para a construção do PAB. 

Os seminários são considerados fundamentais para conectar os diversos segmentos da sociedade, reunindo governos nas esferas municipal, estadual e federal, além da sociedade civil e do setor empresarial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários