A Cedro Mineração foi uma das vencedoras do 26º Prêmio de Excelência da indústria mineradora de 2024, promovido pela Revista Minério & Minerales, a mais importante publicação do setor. O projeto contemplado, batizado Skid – NR 34, localizado na mina Morro da Gama, em Nova Lima (MG), garante o aproveitamento do minério de ferro compacto e semi-compacto de baixo teor, que de outra forma seria descartado, possibilitando a exploração da mina de forma racional e econômica, com responsabilidade ambiental e social.
“Agradecemos esse reconhecimento e seguimos confiantes no impacto positivo do jeito Cedro de fazer negócios, que tem a sustentabilidade como premissa”, afirma Lucas Kallas, presidente do conselho de administração da Cedro Participações, controladora da Cedro Mineração. “O projeto Skid - NR 34 é mais um passo que demonstra que com inovação é possível combinar ganhos econômicos com desenvolvimento social, econômico e ambiental para todos”.
O processo desenvolvido pela Cedro permite que 60% do material que antes seria descartado na pilha de estéril seja enviado para o beneficiamento, de onde sai separado em três variedades de produtos de minério de ferro, com teor médio acima de 40,1%. A hematitinha (HMT3) é comercializada no mercado interno; o sínter-feed (SF3) e o concentrado (CNC) tem como destino a exportação.
Segundo o diretor de operações da Cedro Mineração, Wanderley Santo, idealizador e responsável pela execução do projeto, a iniciativa adotada pela empresa permitiu uma redução das paradas no processo de beneficiamento, fazendo com que a usina aumentasse a capacidade de produção e, em consequência, reduzisse os custos, tornando a operação viável. Além disso, contribuiu para a preservação dos recursos minerais.
Mín. 18° Máx. 29°