Em busca de uma destinação mais adequada para as dezenas de garrafas pet que são levadas pelas famílias dos detentos durante as visitas que ocorrem aos fins de semana, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) , da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) , implementou uma iniciativa voltada para o reaproveitamento do material plástico e preservação do meio ambiente no Presídio de Itajubá, no Sul de Minas.
O projeto Recicla PET transforma cerca de 250 garrafas plásticas que chegam todas as semanas na unidade em vassouras ecológicas, que são doadas à comunidade. Três detentos trabalham na iniciativa que produz, por mês, cerca de 70 unidades.
As vassouras confeccionadas e doadas pelo projeto Recicla PET já foram, inclusive, enviadas para as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Instituições de Itajubá, como o Asilo Vila Vicentina, também receberam os materiais desde o início da produção no presídio, em abril deste ano.
Profissionalização e ressocialização
O trabalho do Recicla PET também busca contribuir com a ressocialização dos detentos, permitindo que aprendam um ofício que poderá ser útil após deixarem o regime de reclusão. Para cada três dias trabalhados, eles abatem um dia na pena.
“Com este projeto, podemos utilizar parte do material que seria descartado na natureza de forma mais responsável e, além disso, oferecer mais vagas de trabalhos para os custodiados. Acredito que divulgar esse tipo de trabalho seja de suma importância para incentivar outras unidades a seguir o mesmo caminho”, destacou o diretor do Presídio de Itajubá, Marcelo Castro.
Um dos presos participantes do Recicla Pet, Jeovani Braga da Silva, contou como sua experiência no projeto tem sido muito importante. “É muito gratificante para mim participar dos projetos. Me senti grato pela oportunidade de ajudar o próximo e ainda ter mais um aprendizado dentro do presídio. Faço tudo como se estivesse fazendo para minha própria família”, ressaltou.
Outros projetos
Além do Recicla PET, o Presídio de Itajubá também realiza outras seis ações que utilizam da responsabilidade social como meio de auxílio para a ressocialização dos presos.
A Horta Solidária é responsável pela doação de cerca de 800 quilos de hortaliças a escolas, creches e asilos da região por mês. Já o projeto Pedalando para o Futuro reforma bicicletas apreendidas pela Guarda Municipal de Itajubá e doa os equipamentos para crianças carentes.
Por meio do projeto Boneca de Pano, presos da unidade confeccionam bonecas a partir de materiais têxteis descartados por empresas parceiras do presídio. Todos os itens também são doados.
No dia 25/6, parte dos produtos fabricados dentro da unidade foram sorteados às crianças presentes na cerimônia de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Foram entregues quatro bicicletas reformadas pelo Pedalando para o Futuro e 40 bonecas do projeto Bonecas de Pano.
Mín. 18° Máx. 28°