A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) implantou o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) na Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS), para que a empresa possa tramitar documentos e processos digitalmente com o público interno e externo. Com a MGS, são 76 órgãos e entidades do Estado inseridos no Sistema.
A MGS assinou o termo de uso durante reunião realizada na terça-feira (25/6), com participação do subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, do diretor-presidente da MGS, Marcelo Isoni, e de membros da comissão de implantação do Sei!MG.
Na ocasião, foram apresentados os resultados e benefícios do Sistema. A Seplag-MG capacitou a equipe da MGS sobre uso e administração, adequação de modelos de formulários, atos normativos, carga de usuários, dentre outras configurações.
“O Sei!MG vai proporcionar uma gestão mais eficiente a partir da tramitação eletrônica de processos. É um sistema flexível, que garante agilidade, reduz gastos e aprimora a transparência administrativa. Além da tramitação interna, a ferramenta permite a tramitação externa de documentos entre órgãos e entidades estaduais e entes de outras esferas”, destacou o subsecretário Rodrigo Diniz.
O diretor-presidente da MGS, Marcelo Isone, afirmou que a tramitação digital é fundamental para a estratégia da empresa. “Em nosso RH, haviam 30 mil folhas de ponto. Hoje em dia, não temos mais isso. O Sei!MG, além de economia, vai nos dar mais celeridade, transparência e segurança nos processos”, disse.
Tramitação digital
O Sei!MG é utilizado pelo Governo de Minas desde 2019. O Sistema conta com 118 mil usuários cadastrados, que atuam nos 76 órgãos estaduais, e outros 222 mil usuários externos ativos.
A partir de 2019, com o barramento eletrônico, o Governo de Minas passou a tramitar documentos digitalmente com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). Em março deste ano, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também passou a utilizar o Sistema.
Neste mês de junho, o Governo de Minas lançou também o Sei!MG Municípios, que expandiu a ferramenta para as cidades mineiras. O Sistema já foi aderido por três prefeituras – Extrema, no Sul de Minas, e Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço. Outras 32 prefeituras já se cadastraram interessadas em aderir.
Usuários externos também podem utilizar o Sei!MG, por meio do peticionamento eletrônico, para enviar demandas para o Governo de Minas. Além disso, o sistema tem uma pesquisa pública para acompanhamento em tempo real do andamento dos processos.
O Sei!MG foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)..
Mín. 18° Máx. 23°