12°C 27°C
Vespasiano, MG
Publicidade

Unimontes auxilia estudantes na escolha de futuras carreiras

Evento realizado nesta sexta-feira (21/6) reuniu mais de 3,8 mil alunos de 90 escolas públicas e particulares do Norte de Minas

21/06/2024 às 20h05
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Neto Macedo / Unimontes
Neto Macedo / Unimontes

O campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) viveu um momento especial nesta sexta-feira (21/06), com a difusão do conhecimento e entretenimento, ajudando na escolha de futuras carreiras profissionais. Foi realizado o Uniopen – Universidade Aberta para todos, que reuniu cerca de 3,8 mil alunos de 90 escolas públicas e particulares do Norte de Minas, a grande maioria deles entrou no ambiente universitário pela primeira vez.

Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino com o apoio das demais pró-reitorias, diretorias de centros, chefias de departamentos e coordenações de cursos, o Uniopen teve como objetivo apresentar a estrutura de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços para os alunos do ensino médio, oferecendo a eles a oportunidade de conhecer os cursos de graduação e de pós-graduação e projetos, bem como as possibilidades de ingresso no mercado profissional em cada área.

Durante o evento, os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de funcionamento, grade curricular e oportunidades profissionais dos cursos de graduação, de maneira lúdica e animada, com apresentações musicais e teatrais, além de oficinas.

Foram montados estandes sobre os cursos nos prédios dos centros de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Ciências Humanas (CCH), Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Houve também tendas do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CCET) e dos cursos oferecidos da área das ciências agrárias oferecidos no campus de Janaúba: Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Os estudantes visitaram os diferentes espaços do campus-sede como a Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, o Restaurante Universitário (RU) e laboratórios. Entre outras atrações, o Uniopen contou com uma estande dedicado especialmente ao curso de Engenharia Civil, no qual professores promoveram dinâmicas com os alunos do ensino médio relacionadas à área.

Já a equipe do curso de Artes realizou shows musicais e exibiu esculturas e pinturas. No prédio do CCBS, os visitantes puderam se informar mais sobre os cursos de odontologia, biologia, enfermagem e medicina, aprendendo, por exemplo, as funções de órgãos do corpo humano, com a exibição do material usado nas aulas dos referidos cursos.

Os estudantes do ensino médio também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a tecnologia da informação e sobre o impacto da chegada da inteligência artificial. “Saibam que o uso inteligência artificial vai interferir em praticamente todas as áreas do conhecimento”, afirmou a professora Patrícia Takaki, do curso de Sistema de Informações, ao apresentar o curso para os visitantes no prédio do CCET. Ela lembrou que a robótica está presente em diferentes áreas, incluindo a saúde. Nesse sentido, destacou que o Hospital Albert Einstein conta um centro dedicado somente à cirurgia robótica.

Durante o evento, a universidade recebeu caravanas de alunos de Montes Claros e cerca de mais 15 municípios do Norte de Minas, entre os quais Janaúba, Coração de Jesus, Januária, Juramento e São João da Lagoa. Também visitou a Unimontes uma delegação do município de Felício dos Santos (localizado na região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha).

Resultado espetacular

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, também participou da recepção aos estudantes do ensino médio e enalteceu o sucesso do evento. “O resultado do Uniopen foi espetacular. Queremos cumprimentar e agradecer à Pró-Reitoria de Ensino e as demais pró-reitorias, que encamparam o projeto, aos departamentos e às coordenações de cursos,que se preparam para receber os alunos com muito carinho”, salientou o reitor.

“Agradecemos também a confiança das escolas da rede pública e particular de toda região de abrangência da Unimontes pela confiança e interesse em trazer os seus alunos para conhecer a nossa universidade e ver de perto a sua potencialidade. Agora, aguardamos que os alunos que nos visitaram venham estudar na Unimontes”, afirmou.

Ele disse que o evento Uniopen faz parte da ações da Unimontes de buscar maior aproximação com a comunidade regional. Lembrou que, nesse sentido, a instituição retomou o seu vestibular próprio e o Programa de Avaliação Seriada (Paes).

“Além de mostrar a estrutura de funcionamento dos cursos, o Uniopen possibilitou aos estudantes do ensino médio conhecer de perto a nossa instituição, que oferece ensino gratuito de qualidade. Com o evento, nossa proposta foi fortalecer a atuação da Unimontes como universidade de integração regional”, concluiu o reitor.

Iniciativa diversificada

Os alunos participantes do Uniopen destacaram a importância do evento e da oportunidade de conhecerem melhor a instituição. “Achei a iniciativa muito interessante e muito diversificada. O evento mostrou o que a Unimontes oferece pra gente o que a gente pode ter ideia sobre qual curso poderemos fazer. Foi uma coisa interessante a iniciativa”, declarou Isaac Soares, de 17 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos, de Montes Claros. Ele disse que pretende fazer o vestibular para o curso de Sistemas de Informação.

“Achei muito legal esse evento porque existem muitas pessoas que ainda não tem em mente qual curso vai fazer. E aqui as pessoas têm a oportunidade de desbloquear esse sentimento e saber o que vai cursar”, afirmou Isadora Marques, também da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos, que pretende seguir a carreira de Direito.

“O Uniopen foi muito interessante. Conheci muitas coisas legais e um espaço muito grande. Deu para conhecer muita coisa, principalmente, por quem nunca tinha pisado numa universidade, como eu”, declarou Júlia Rodrigues, de 17 anos, da Escola Estadual Amâncio Juvêncio da Fonseca, do município de Claro dos Poções. Júlia disse que tem a intenção de fazer Odontologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários