Fiéis e turistas terão a oportunidade de acompanhar uma missa em homenagem a Santa Teresinha em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (17/6). O ato solene contará com chuva de rosas e faz parte de uma programação organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte em torno da peregrinação das relíquias da freira carmelita, a partir das 10h, na Praça Sete.
Minas Gerais se destaca como um estado onde as expressões da religiosidade são parte da formação cultural e da identidade do seu povo e, assim, como destino do turismo da fé.
De acordo com o Observatório de Turismo de Minas Gerais, 36% dos turistas vêm para o estado atraídos por lugares e festividades de riqueza histórico-cultural, o que inclui eventos religiosos. Esse fluxo movimenta cerca de R$ 5 bilhões na economia mineira anualmente.
A missa desta segunda-feira será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Edmar José da Silva, que conduzirá o ato até às 11h. O altar será posicionado na rua Rio de Janeiro, na altura entre a avenida Afonso Pena e a rua dos Tamoios.
O evento conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Circuito Liberdade, além do 1º Batalhão e Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar (PMMG) e Corpo de Bombeiros (CBMMG) .
A celebração tem ainda apoio da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte, da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH) e do Mercado Central.
Translado das relíquias até o Centro
A urna, contendo as relíquias Santa Teresinha, será levada até a Praça Sete no carro do Corpo de Bombeiros. Ela sairá às 9h da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Carmo, passando pela avenida do Contorno até chegar à Praça da Liberdade.
No Circuito Liberdade, o veículo reduzirá a velocidade diante do Palácio Arquiepiscopal, na avenida Cristóvão Colombo. De lá, seguirá pelas avenidas João Pinheiro e Afonso Pena, até chegar à Praça Sete.
Peregrinação Relíquias de Santa Teresinha
O evento da Praça Sete integra uma ampla programação em torno das relíquias de Santa Teresinha, que, de janeiro a outubro, percorrem todos os Carmelos do Brasil, abrangendo mais de 70 cidades.
A peregrinação foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil à basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França.
A urna chegou à capital mineira nesta quinta-feira (13/6), onde permanecerá até a próxima quinta (20/6) sob a guarda da Arquidiocese de Belo Horizonte. Um dos eventos mais solenes é a missa na Catedral Cristo Rei, que será celebrada no domingo (16/6) e presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor.
Esta é a terceira vez que as relíquias de Santa Teresinha vêm ao Brasil. A primeira foi nos anos de 1997 e 1998, quando passaram por diversas cidades do país, e a segunda em 2022, quando o artefato sacro passou por alguns municípios de São Paulo.
Veja a programação completa aqui .
Mín. 18° Máx. 23°