Sexta, 19 de abril de 2024
31 98695-0049
Cidades

18/05/2023 às 12h14

1.382

Redacao

Vespasiano / MG

Câmara de Matozinhos tem nova CPI contra a Prefeita da cidade
CPI do OBRAS apura desvios na ordem de R$ 17 milhões em contrato com a AMAV – Associação dos Municípios da Microrregião do Rio das Velhas
Câmara de Matozinhos tem nova CPI contra a Prefeita da cidade
Zelia Pezzini foi candidata a sucessão do ex-prefeito Antônio Divino

Uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito investiga um desvio de aproximadamente R$ 17 milhões de reais da Prefeitura de Matozinhos. A CPI foi instaurada através do pedido do vereador Edson Barros, após receber várias denúncias sob a alegação de que a prefeitura estava gastando muito dinheiro com a AMAV. O valor gasto nos últimos dois anos é quatro vezes mais do que em mandatos anteriores. O contrato que deveria ser para contratação de serviços emergenciais foi usado para aquisição de produtos, desvio de finalidade e suspeita de superfaturamento.


A AMAV é uma instituição que foi criada para oferecer equipamentos e realizar serviços emergenciais para os municípios associados. A associação intermedia contratações entre prefeituras e prestadores de serviço e em troca, recebe 4% de todo o valor faturado. A suspeita de irregularidades com a associação partiu após inúmeras denúncias recebidas pela Câmara Municipal dos altos valores gastos com a entidade e para serviços que não estão descritos na sua finalidade.


A AMAV deveria prestar apenas contratações emergenciais e a CPI apurou que nenhum dos serviços contratados foram de caráter emergencial. Os produtos que a prefeitura contratou via associação, deveriam ter sido feitos via Licitação. O que caracteriza imediatamente crime de responsabilidade cometido pela Prefeita da cidade. Apenas uma empresa de Jaboticatubas, recebeu da prefeitura de Matozinhos quase 3 milhões de reais, sob a justificativa de aluguel de máquinas e caminhões em 2022. As planilhas de prestação de contas, apontam que esses veículos alugados, trabalharam todos os dias do ano, com uma média de 08 a 10 horas por dia, inclusive feriados, sábados e domingos.


Segundo o vereador Edinho do Ferro Velho, Secretário da CPI, a prefeita da cidade e o seu vice precisam explicar cada centavo gasto. “Não temos comprovação de serviços prestados. Gastos astronômicos. E nunca ninguém nos esclareceu nada. Absolutamente nada”, afirma o vereador. Logo após início da CPI, o então Secretário de Obras foi exonerado do cargo.


De acordo com o relator da CPI, vereador ítalo Borges, a prefeitura adquiriu produtos de forma indevida. Empregou recursos da cidade de forma errada e isso é crime de responsabilidade. “Houve crime de responsabilidade. Porque não fizeram licitação? Já temos documentos suficientes que comprovam diversas irregularidades entre a Prefeitura e a AMAV. Se a CPI acabasse hoje, tenho a certeza de que a Zélia e o Vinícius terão um grande problema com a Justiça”, concluiu.


Processo de Cassação


A Prefeita da cidade Zélia Pezzinni (MDB) e seu vice Vinicius Araújo podem a qualquer momento sofrer com um processo de cassação pela Câmara Municipal. Segundo o vereador Edinho do Ferro Velho, é muito dinheiro desviado que poderia ir para saúde e educação. “Já temos provas o suficiente para abrirmos uma Comissão Processante e iniciar o processo de cassação para levarmos ao plenário”. Segundo o Regimento Interno da Câmara é necessário 2/3 dos votos dos vereadores para cassação da chapa eleita em 2020.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados