Moradores de Vespasiano, protestam contra uma empresa da indústria petroquímica que estaria provocando poluição em vários bairros. Os manifestantes reclamam de sujeira nas casas e riscos à saúde. O ato pacífico ocorreu na porta da usina, no bairro Santo Antônio.
Segundos eles, os problemas se devem à produção do coque cerde de petróleo, derivado que é semelhante ao carvão mineral e tem várias utilizações. O pó do subproduto estaria provocando transtornos em um raio de até 6km, atingindo os bairros Názia, Jardim Itaú, Centro, Rosa dos Ventos, Célvia e Gran Park, além do próprio Santo Antônio.
Os moradores solicitam que a empresa faça a instalação de mais filtros. Segundo os participantes do ato, há riscos, inclusive, para o meio ambiente. Eles também afirmam estar preocupados com uma eventual contaminação da mata local e de riachos próximos.
Conforme os organizadores, cerca de 400 pessoas participam da manifestação. Com faixas, cartazes e carro de som, cobram mais fiscalização. “Gostaríamos que os órgãos públicos competentes e as empresas parceiras desse ramo dessem o devido valor à nossa causa”, afirmou um dos líderes do movimento.
A empresa opera em Vespasiano desde 2007. O jornal tentou contato com companhia, mas até o momento ninguém foi localizado.
Mín. 20° Máx. 28°