O Governo de Minas participa da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a partir desta quinta-feira (8/8), na região do Parque Estadual Pedra Azul, no Espírito Santo.
Com participação dos governadores do Sul e do Sudeste (MG, RS, SP, SC, RJ, PR e ES), além de secretários de Estado e equipes técnicas das sete unidades federativas, esta nova etapa do encontro vai abrir espaço para temas como adaptação às mudanças climáticas, reforma tributária e segurança pública, assuntos que nortearão os encontros até sábado (10/8).
Criado em 2019, o Cosud foi pensado como uma iniciativa para fortalecer a cooperação entre os governos estaduais das duas regiões, que reúnem mais de 114 milhões de habitantes, mais da metade da população brasileira.
Os sete estados também respondem por 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Programação
No primeiro dia, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e os demais chefes de Estado atenderão a imprensa na cerimônia de abertura. Na sexta-feira (9/8), eles farão uma caminhada de 3 quilômetros no início da manhã, antes das reuniões dos seguintes 14 grupos técnicos (GTs) que compõem o 11º Cosud, realizados ao longo do dia:
1. Agricultura e Pecuária
2. Defesa Civil e Meio Ambiente
3. Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento
4. Direitos Humanos, Juventude e Políticas para as Mulheres | Desenvolvimento Social
5. Educação
6. Esportes
7. Governança | Procuradoria | Planejamento
8. Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
9. Inovação e Governo Digital
10. Saúde
11. Segurança
12. Turismo
13. Fazenda | Previdência | Controladoria
14. Cultura
Os destaques traçados por estes grupos de trabalho farão parte da Carta dos Governadores, documento que será lido pelos chefes dos Executivos estaduais no sábado, durante a cerimônia de encerramento, onde haverá outro momento de atendimento à imprensa.
Mín. 20° Máx. 28°